Alinhamento e balanceamento: o que é, diferença, quando fazer e como é feito

Processo de alinhamento e balanceamento de rodas para garantir segurança e desempenho do veículo.

Entre os cuidados mais importantes para manter o bom desempenho de um veículo estão o alinhamento e balanceamento.

Porém, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre esses serviços, principalmente qual a diferença entre eles.

Para ajudar, preparamos este artigo com todas as informações sobre o assunto. Continue a leitura e até o final do artigo, confira:

  • O que é alinhamento e balanceamento?
  • Quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro?
  • Como é feito o alinhamento e balanceamento?
  • Quanto custa o alinhamento e balanceamento de veículos?
  • Alinhamento, balanceamento e CAMBAGEM: o que é isso? 
  • FAQ: dúvidas frequentes sobre os serviços
  • Conte com a excelência da Automax Fiat! 

O que é alinhamento e balanceamento?

Embora muitas vezes sejam mencionados juntos, alinhamento e balanceamento têm funções diferentes, mas igualmente essenciais para a segurança, o conforto e a durabilidade dos pneus.

De forma simples, o alinhamento está ligado à correta posição das rodas em relação ao solo, enquanto o balanceamento está relacionado à distribuição uniforme do peso entre elas.

Entenda melhor a seguir.

O que é alinhamento?

Assim como o próprio nome já adianta, o alinhamento das rodasse refere ao modo como as rodas do carro estão alinhadas ao solo.

Em suma, todos os veículos têm ângulos e direções pré-estabelecidos conforme o manual da montadora.

Nesse contexto, os carros já saem bem alinhados de uma concessionária.

No entanto, as batidas em buracos da estrada, quebra-molas e meio fios alteram gradativamente o alinhamento do veículo.

Por isso, o carro desalinhado geralmente “puxa” o controle da direção para um lado. 

Ou seja, se você notar que seu carro está indo para a esquerda e para a direita em superfícies retas e lisas, é provável que as rodas não estejam alinhadas corretamente.

Além disso, o desgaste desigual e acelerado entre os pneus evidencia essa necessidade ainda mais.

– Leia também: Alinhamento 3D: o que é, como funciona e principais diferenciais

O que é balanceamento?

Enquanto o alinhamento ajusta os ângulos das rodas para seguir em linha reta, o balanceamento serve para equilibrar a distribuição de peso do veículo igualmente entre as rodas.

Para os motoristas, o principal sinal de pneus desequilibrados é a trepidação ou vibração do veículo à medida que ele acelera. 

Assim como as rodas desalinhadas, os pneus desequilibrados podem ser causados ​​por batidas em buracos ou calçadas, impactando no posicionamento dos pneus e, consequentemente, a uma distribuição desigual de peso.

Diferença de alinhamento e balanceamento 

Assim, entendemos que:

  • Alinhamento: Ajusta os ângulos das rodas para que fiquem na posição correta, evitando que o carro “puxe” para os lados e garantindo maior estabilidade na direção;
  • Balanceamento: Corrige a distribuição de peso entre as rodas, eliminando vibrações e proporcionando mais suavidade ao dirigir.

Enquanto o alinhamento preserva o controle e a segurança, o balanceamento garante conforto e menos trepidações. Juntos, eles são fundamentais para prolongar a vida útil dos pneus e assegurar uma direção muito mais tranquila.

– Leia também: Calibragem de pneu: saiba qual a correta e como fazer

Quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro?

Não existe apenas um momento certo para alinhar e balancear o carro, mas sim situações e sinais que indicam a necessidade dos serviços.

De maneira geral:

  • O alinhamento deve ser feito a cada 10.000 km, após a troca dos pneus ou sempre que o veículo começar a “puxar” para um dos lados em pistas retas;
  • O balanceamento costuma ser recomendado entre 5.000 a 10.000 km, principalmente depois de passar por buracos em alta velocidade ou quando surgir trepidação no volante.

Além disso, desgaste irregular nos pneus, dificuldade em manter o carro em linha reta e vibrações em determinadas velocidades são sinais claros de que chegou a hora de procurar uma oficina de confiança. Normalmente esses serviços são feitos juntos.

– Leia também: Quando trocar os pneus do carro? 5 sinais que indicam que está na hora

Como é feito o alinhamento e balanceamento?

O processo é realizado com equipamentos específicos que permitem corrigir os ângulos e o peso das rodas com precisão.

No alinhamento, os técnicos ajustam as rodas conforme os ângulos recomendados pela montadora, garantindo que fiquem na posição correta em relação ao solo. Isso corrige o “puxar” da direção e evita desgaste irregular dos pneus.

Já no balanceamento, o profissional identifica pontos de desequilíbrio e adiciona pequenos pesos no aro da roda, distribuindo a carga igualmente. Assim, elimina as vibrações e deixa a condução mais suave.

Quanto custa o alinhamento e balanceamento de veículo?

O valor do alinhamento e balanceamento varia de acordo com o modelo do carro, a região e até mesmo o tipo de equipamento utilizado pela oficina.

De modo geral, trata-se de um investimento acessível quando comparado aos benefícios que oferece.

– Leia também: Cálculo de consumo de combustível: como fazer?

Alinhamento, balanceamento e CAMBAGEM: o que é isso? 

Quando falamos em manutenção de rodas e pneus, é comum ouvir falar em alinhamento e balanceamento, dois serviços já bem conhecidos pelos motoristas. Mas existe também um terceiro fator importante: a cambagem.

A cambagem é o ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, podendo ser positiva (quando a parte superior da roda fica para fora), negativa (quando a parte superior da roda fica inclinada para dentro) ou nula (quando a roda fica perfeitamente reta).

Se esse ângulo estiver incorreto, o carro pode apresentar:

  • Desgaste irregular e prematuro nos pneus;
  • Dificuldade em manter a direção estável;
  • Maior esforço da suspensão e redução da vida útil das peças.

A cambagem pode ser alterada por buracos, impactos, acidentes ou até mesmo pelo desgaste natural de componentes da suspensão.

Por isso, muitas vezes é necessário ajustar a cambagem junto com o balanceamento e alinhamento, garantindo que o carro volte a rodar de forma segura e confortável.

Obs: Nem todos os carros permitem regulagem da cambagem. Em alguns, só é possível corrigir trocando peças da suspensão.

– Leia também: Numeração dos pneus: onde encontrar e o que significa cada letra e número

FAQ: dúvidas frequentes sobre os serviços

Confira a seguir as principais dúvidas sobre os serviços. Alguns já foram respondidas ao longo do texto, mas reunimos tudo nesta seção para uma melhor consulta.

O que é alinhamento e balanceamento?

São serviços complementares, que garantem segurança, conforto e durabilidade dos pneus. O alinhamento ajusta a posição correta das rodas em relação ao solo, enquanto o balanceamento distribui o peso igualmente entre elas.

Para que serve o alinhamento e balanceamento?

Esses serviços servem para manter a estabilidade do carro, evitar desgastes irregulares nos pneus, reduzir vibrações e proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir, além de prolongar a vida útil dos pneus e da suspensão.

Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?

O alinhamento corrige os ângulos das rodas para que o carro siga em linha reta sem puxar para os lados, enquanto o balanceamento elimina vibrações ao distribuir corretamente o peso das rodas. Ou seja, alinhamento preserva o controle e a segurança, e balanceamento garante suavidade e conforto.

Como saber se preciso fazer alinhamento e balanceamento?

Se o carro estiver puxando para um dos lados, se houver desgaste irregular nos pneus ou se sentir vibrações no volante em determinadas velocidades, esses são sinais claros de que o alinhamento ou o balanceamento estão comprometidos e precisam ser feitos.

Fazer alinhamento e balanceamento de quanto em quanto tempo?

A recomendação geral é alinhar as rodas a cada 10.000 km e balancear entre 5.000 a 10.000 km, além de sempre realizar os serviços após a troca dos pneus ou quando passar por buracos fortes que possam comprometer a geometria das rodas.

Como é feito o alinhamento e balanceamento?

O alinhamento é feito com equipamentos específicos que ajustam as rodas conforme os ângulos recomendados pela montadora, já o balanceamento utiliza pequenas peças de chumbo no aro da roda para equilibrar o peso de forma uniforme.

Quanto tempo demora para fazer o alinhamento e balanceamento?

O tempo pode variar conforme o tipo de veículo e a oficina, mas em média os dois serviços juntos podem ser realizados em menos de uma hora, já que contam com equipamentos modernos que agilizam o processo.

Quanto custa o alinhamento e balanceamento?

O valor depende do modelo do carro, da região e da oficina, mas em geral é um investimento acessível quando comparado aos benefícios que oferece.

Onde faz alinhamento e balanceamento?

O ideal é procurar uma oficina ou concessionária de confiança, que possua equipamentos modernos e técnicos qualificados. Na Automax Fiat, por exemplo, você encontra atendimento especializado e toda a estrutura necessária para realizar o serviço com qualidade e segurança.

Conte com a excelência da Automax Fiat!

Agora que você conhece as principais diferenças entre os serviços, fique atento à revisão do seu veículo e também a possíveis barulhos no carro.

Portanto, ao identificar instabilidade ou dificuldade em controlar o carro em linha reta, não perca tempo em agendar sua revisão com a concessionária Automax Fiat

Com um atendimento de excelência e serviços reconhecidos pela sua extrema qualidade, nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você e o seu veículo. 

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* Imagem de capa: Freepik | memory_stockphoto