Quem tem o próprio veículo sabe que a calibragem de pneu é uma tarefa indispensável, garantindo a boa dirigibilidade e o menor desgaste do carro com o tempo de uso.
Se você é do grupo de motoristas que têm dúvidas sobre esse procedimento, não se preocupe: neste artigo, separamos as informações mais importantes sobre o assunto. Continue a leitura e confira:
- O que é a calibragem de pneu?
- Por que calibrar o pneu do seu carro?
- Como saber a calibragem do pneu?
- Qual a calibragem do pneu dos modelos atuais da Fiat?
- Como calibrar pneus? Passo a passo completo
- FAQ: dúvidas frequentes sobre o tema
- Considerações finais
O que é a calibragem de pneu?
A calibragem de pneu é, em termos simples, o ajuste da pressão interna do pneu conforme as especificações fornecidas pelo fabricante do veículo.
Este procedimento é realizado ao injetar ar (ou em alguns casos, nitrogênio) no pneu até que ele atinja o nível de pressão ideal, que geralmente é medido em PSI (do inglês Pounds per Square Inch ou Libras por Polegada Quadrada).
Quando essa pressão está correta, o pneu consegue manter o seu formato ideal e a banda de rodagem (a parte que toca o chão) faz o contato mais uniforme possível com o solo. Isso é o que garante a máxima eficiência, segurança e durabilidade do componente.
Por que calibrar o pneu do seu carro?
Ao calibrar os pneus do carro de forma correta, você economiza combustível, aumenta a vida útil dos pneus e garante mais segurança tanto para o motorista quanto para os passageiros. Entenda:
1. Pneus calibrados economizam combustível
Você sabia que a calibragem de pneu colabora com a economia de combustível do seu veículo?
Isso acontece porque pneus murchos (isto é, não calibrados) exigem uma força extra do motor para movimentar o automóvel. Consequentemente, esse veículo precisa gastar em torno de 15 a 20% a mais de combustível.
2. Pneus calibrados possuem maior vida útil
Como estamos sempre falando aqui no blog da Automax, a manutenção preventiva é fundamental para aumentar a vida útil de todas as peças de um automóvel, sendo o pneu uma delas.
Basicamente, um dos fatores que mais influenciam na vida útil dos pneus é a sua pressão e, portanto, fazer a calibragem correta e no tempo certo aumenta a durabilidade do material de 30 a 100%, quando comparado com outros que rodam muito vazios ou muito cheios.
3. Pneus calibrados garantem mais segurança
Outro motivo essencial para você manter a calibragem dos pneus do seu veículo é a segurança, não só para o motorista, como também para os passageiros e demais pessoas que circulam em torno do automóvel.
De acordo com um estudo publicado na Accident Analysis & Prevention (ScienceDirect, 2020), pneus não calibrados aumentam a gravidade de acidentes. Não calibrar pneus pode causar consequências perigosas, como:
- Diminuição da estabilidade do veículo e aderência ao solo;
- Aumento da emissão de poluentes;
- Baixa potência de frenagem.
Nesse sentido, podemos dizer que é através da calibragem de pneus que você garante uma melhor manutenção e cuidado do seu veículo.
– Leia também: Quando trocar os pneus do carro? 5 sinais que indicam que está na hora
Como saber a calibragem do pneu?
Diferente do que muitos pensam, não existe uma pressão de calibragem universal que sirva para todos os modelos de carro e todos os tipos de pneu.
A pressão correta é uma informação técnica definida pelo fabricante, pois leva em consideração uma série de fatores específicos do seu veículo, como peso, distribuição de carga e tamanho do pneu.
Para saber a pressão exata (em PSI) que você deve aplicar nos pneus, você precisa consultar:
- Manual do proprietário: é a fonte mais completa e detalhada de informações do seu carro.
- Etiqueta na porta do motorista ou na tampa do combustível: muitos fabricantes colocam um adesivo com a tabela de pressão de forma visível em um desses locais.
Na tabela ou no manual, você geralmente encontrará duas especificações diferentes:
- Uso normal/Carga mínima: a pressão ideal para o uso diário, com o carro transportando apenas o motorista e um ou dois passageiros e pouca bagagem.
- Carga máxima/Carga completa: Uma pressão um pouco mais alta, recomendada quando o carro está com a lotação máxima de passageiros ou com o porta-malas cheio para viagens.
Atenção: Os pneus dianteiros e traseiros podem ter pressões diferentes, e é fundamental seguir o que está indicado para cada eixo. Não se esqueça de verificar a pressão do pneu estepe, que muitas vezes tem uma calibragem ainda maior.
– Leia também: Numeração dos pneus: onde encontrar e o que significa cada letra e número
Qual a calibragem do pneu dos modelos atuais da Fiat?
Como explicamos, a calibragem de pneu ideal varia conforme o modelo, a versão, o tamanho e a condição de uso (com ou sem carga). No entanto, para dar alguns exemplos de referência em veículos da linha atual da Fiat, podemos citar os valores que costumam ser recomendados pelos manuais em condições de uso normal (sem carga):
- Fiat Argo/Cronos (medida de pneu comum, como 175/65 R14): Geralmente, os valores ficam em torno de 32 PSI nos pneus dianteiros e 30 PSI nos pneus traseiros;
- Fiat Mobi (dependendo da versão): Pode variar ligeiramente, mas tende a ficar em torno de 32 PSI nos quatro pneus;
- Fiat Toro (dependendo da versão e da medida do pneu): Por ser um veículo maior, as pressões costumam ser mais elevadas, ficando muitas vezes em torno de 35 PSI nos pneus dianteiros e traseiros em condições sem carga.
Lembre-se: Esses são apenas exemplos para fins de ilustração. Sua única fonte de informação confiável e segura é a etiqueta colada no seu veículo ou o manual do proprietário.
Como calibrar pneus? Passo a passo completo

Agora que você já sabe porque fazer a calibragem de pneus, vamos conferir o passo a passo completo para colocar essa tarefa em prática?
1. Verifique a pressão correta
Antes de mais nada, é preciso saber qual é a pressão correta para os pneus do seu veículo. Como falamos anteriormente, para obter essa informação, basta conferir o adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções, na seção que trata a respeito dos pneus.
Em alguns veículos, essa informação também pode ser encontrada em um adesivo em uma das portas dianteiras.
2. Atente-se às informações externas
Engana-se quem pensa que a calibragem de pneu é realizada em qualquer momento.
É essencial entender, portanto, que a calibragem deve ser colocada em prática com os pneus frios, rodando no máximo 3km até o local onde será calibrado, e a cada 15 dias, em condições normais de uso.
Algumas especificações podem alterar de acordo com o uso do automóvel, mas existem também condições características para calibrar os pneus, como:
- A cada 30 dias, em casos de veículos com pouco uso mensal;
- Após 500km rodados, em casos de veículos de circulação constante.
No entanto, mais do que um certo tempo, o ideal é ficar de olho no pneu.
3. Coloque em prática!
Agora que você já sabe qual é a pressão correta do pneu do seu veículo está em condições ideias para a calibragem, coloque em prática as seguintes etapas:
- Ajuste no calibrador a pressão correta;
- Retire a tampa da válvula do pneu;
- Insira a mangueira do calibrador no encaixe do pneu;
- Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
- Volte com a tampa da válvula do pneu.
- Perguntas constantes sobre a calibragem de pneu
FAQ: dúvidas frequentes sobre o tema
Reunimos a seguir as principais dúvidas sobre a calibragem de pneu de carro. Confira.
A calibragem de pneu é o ajuste da pressão interna dos pneus de acordo com as especificações do fabricante do veículo, geralmente medidas em libras por polegada quadrada. Esse ajuste é feito injetando ar (ou nitrogênio) até o pneu atingir a pressão ideal, garantindo que ele mantenha seu formato correto e que a banda de rodagem tenha contato uniforme com o solo, o que assegura eficiência, segurança e durabilidade.
Não existe uma pressão universal para todos os carros, por isso a calibragem correta deve ser consultada sempre no manual do proprietário e/ou na etiqueta localizada na porta do motorista ou na tampa do combustível.
A calibragem do pneu de um carro varia conforme o modelo, peso, distribuição de carga e medida do pneu, portanto não há um único valor correto para todos os veículos. De forma segura, você deve sempre seguir a tabela de pressão indicada pelo fabricante no manual ou na etiqueta do carro.
Não vale a pena aumentar além do que o fabricante recomenda, porque pneus muito cheios perdem área de contato adequada com o solo, reduzem a aderência, podem desgastar de forma irregular e prejudicar o conforto e a segurança.
A pressão dos pneus diminui naturalmente com o tempo devido à passagem de ar pela borracha e pela válvula, além de fatores como variações de temperatura, pequenos furos, imperfeições na vedação e impactos em buracos ou obstáculos.
Calibrar o pneu com pressão incorreta pode causar diminuição da estabilidade do veículo, menor aderência ao solo, aumento da distância de frenagem, maior consumo de combustível, desgaste acelerado e irregular dos pneus e até aumento da emissão de poluentes, comprometendo diretamente a segurança do motorista, dos passageiros e de todos ao redor, além de antecipar custos com manutenção e troca de pneus.
Considerações finais
Como vimos, a calibragem de pneu é muito mais do que apenas encher o material com ar. Trata-se de um procedimento de manutenção preventiva simples, rápido e, acima de tudo, essencial para a sua segurança, a economia de combustível e o prolongamento da vida útil do seu veículo.
Lembre-se sempre de consultar o manual ou a etiqueta do seu carro para identificar a pressão exata (em PSI) recomendada pelo fabricante e de fazer a checagem com o pneu frio. Com a atenção e o cuidado certos, você garante a máxima eficiência do seu automóvel em todas as viagens.
– Leia também: Rodízio de pneus é realmente necessário? Veja a partir de quantos km fazer




