Engate para carros: o que é, para que serve e regras de uso

Engate traseiro instalado em veículo para acoplamento de carretas ou suportes automotivos.

engate para carros é um acessório comum entre os brasileiros e que caiu no gosto da população no final dos anos 90.

Apesar de tamanha popularidade, nem todo veículo está autorizado à sua utilização, considerando as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Pensando em tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo com os principais detalhes sobre o engate. Continue a leitura e confira:

  • O que é engate de carro?
  • Tipos de engates para carros
  • Vantagens e desvantagens do uso do engate
  • Quais carros nao podem ter engate? 
  • Quais carros podem ter engate?
  • Como escolher o engate para carros correto?
  • FAQ: dúvidas frequentes sobre o acessório 
  • Adquira o seu carro com engate na Automax Fiat!

O que é e para que serve o engate de carro?

O engate de carro, também chamado de engate automotivo, reboque ou rabicho de carro, é um acessório instalado na parte inferior ou traseira do parachoque do veículo. Ele pode incluir um conector de energia responsável por acionar luzes de freio, lanternas e outros sinais elétricos. 

A sua principal função é permitir que o carro reboque outros veículos ou cargas, como jetskis, pequenos barcos de pesca, motocicletas, trailers ou até mesmo transporte de animais.

Em outras palavras, ele amplia a capacidade do veículo para tracionar ou carregar o que não cabe internamente, oferecendo mais espaço e praticidade.

Vale destacar que, para que seu uso seja regularizado, o engate deve seguir regras definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, tópico que abordaremos com mais detalhes ainda neste artigo.

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Tipos de engate para carros

No mercado, há diferentes tipos de engate, que variam principalmente na estética e no formato da sua ponteira.

Geralmente, os engates se dividem em três grandes categorias:

1. Engate fixo

Modelo mais tradicional e comum. A ponteira que conecta a carreta ou o reboque é fixada de forma permanente na estrutura do engate.

Costuma ser robusto e geralmente é mais acessível.

2. Engate removível

Como o nome indica, a ponteira é removível. Isso significa que, quando você não estiver utilizando o acessório para rebocar, pode simplesmente desconectar a ponteira, deixando apenas a estrutura discreta instalada sob o para-choque.

Esse modelo é ideal para quem busca uma estética mais limpa, pois a parte que fica visível pode ser retirada.

3. Engate Tipo Bola ou Tipo Pino

Esta classificação se refere ao formato da ponta do engate, que é a peça que faz a conexão com o reboque:

  • Tipo Bola: É o mais usado no Brasil e conta com uma esfera que se encaixa no acoplador do reboque. Deve ter 50 mm de diâmetro, conforme a norma ABNT NBR ISO 1103;
  • Tipo Pino: Menos comum, possui um pino no lugar da esfera, geralmente utilizado para reboques que utilizam um anel ou olhal para acoplamento, sendo mais visto em veículos pesados.

Vantagens e desvantagens do uso do engate

É importante entender que o engate automotivo não é um acessório estético, podendo apresentar vantagens e desvantagens para o seu veículo. Vamos conhecer as principais?

Vantagens do engate de carro

De fato, o maior benefício do engate para carros é a de acoplar outros veículos, principalmente para aqueles que utilizam do acessório para fins comerciais.

O transporte de cargas em geral, seja para mercadorias, mudanças ou até mesmo comércio de rua, permite que o dono do automóvel exerça o seu ofício com o próprio veículo.

Além disso, o engate de carro também pode ser utilizado como suporte para transporte de bicicletas e auxílio para veículos em dificuldade. Pense em um carro que ficou atolado em uma estrada de terra, por exemplo — nesse caso, um automóvel extra com engate pode ser uma grande ajuda.

Desvantagens do engate do carro

Muitas pessoas acreditam que o engate para carro tem função de proteger o veículo em casos de colisões traseiras, mas a verdade é que o acessório pode até mesmo piorar a situação.

Conforme o impacto, o engate pode afetar pontos da estrutura do veículo e principalmente na capa do para-choque.

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Quais carros não podem ter engate? 

Como citamos anteriormente, o uso do engate de carro deve seguir uma série de regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o principal órgão autuador no Brasil.

Resolução 197, de 25 de julho de 2006, aponta as regras de instalação e utilização do engate automotivo.

O ponto de atenção é que nem todo veículo está autorizado a receber o engate automotivo. De forma geral, carros que não possuem previsão de uso do acessório no manual do fabricante ou não têm homologação do Inmetro são proibidos.

Também entram na lista de proibição:

  • Carros muito leves ou com carroceria que não suporta tração;
  • Modelos compactos sem estrutura traseira reforçada (como muitos hatches e sedãs de entrada);
  • Veículos elétricos ou híbridos não homologados para reboque;
  • Qualquer automóvel sem indicação expressa do fabricante para uso de engate.

Se o modelo não está autorizado pelo fabricante ou não possui certificação do Inmetro, a instalação é considerada irregular e pode gerar multa e perda de garantia.

Quais carros podem ter engate?

Para estar dentro da legalidade, o carro precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Autorização do fabricante e certificação do Inmetro para uso do engate;
  • Registro obrigatório em plaqueta fixada ao engate, contendo: nome do fabricante, CNPJ, número de registro e aprovação do Inmetro e capacidade máxima de tração (CMT).

Além disso, o tipo de CNH exigido varia conforme o peso do veículo rebocado:

  • Veículos de até 3.500 kg: motorista com CNH categoria B;
  • Veículos entre 3.500 kg e 6.000 kg: motorista com CNH categoria C.

Ou seja: só podem ter engate os veículos que tenham estrutura compatível, homologação técnica e condutor habilitado para o tipo de uso.

Como escolher o engate para carros correto? 

Para escolher o engate correto você precisa dar alguns passos para trás e entender primeiramente sobre o seu veículo: qual a capacidade máxima de tração do carro? Onde estão os furos para a instalação do engate?

Tais informações estão presentes no manual do automóvel e são essenciais para você escolher o acessório correto.

No geral, não são recomendados os engates que não possuem ao menos seis pontos de ancoragem, mas o mais recomendado é que você escolha aquele que esteja de acordo com a capacidade do seu veículo.

Além disso, a forma de instalar o engate também varia de um carro para outro. Por isso, é essencial estar por dentro do manual e garantir a total segurança e eficiência da peça.

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FAQ: dúvidas frequentes sobre o acessório 

Confira a seguir as principais perguntas sobre o reboque de carros. Algumas já foram respondidas ao longo do texto, mas reunimos todas para uma melhor consulta.

O que é engate de carro?

O engate de carro é um acessório instalado na parte inferior ou traseira do para-choque do veículo. Sua principal função é permitir que o carro reboque cargas ou outros automóveis.

Para que serve o engate no carro?

A principal função do engate é permitir que o carro reboque outras cargas ou veículos, como trailers, barcos ou transporte de animais, ampliando a capacidade do automóvel para tracionar o que não cabe internamente e oferecendo mais espaço e praticidade.

Quais são os tipos de engates para carros?

Os engates geralmente se dividem em três categorias principais: Engate Fixo, que tem a ponteira permanentemente instalada; Engate Removível, que permite a desconexão da ponteira para uma estética mais limpa; e os classificados pelo formato da ponta, como Tipo Bola (o mais usado) ou Tipo Pino.

Engate no carro é proibido?

O engate no carro não é proibido, mas seu uso deve seguir rigorosamente as regras estabelecidas pelo CONTRAN na Resolução 197, que exige a homologação do Inmetro, autorização do fabricante e o registro em plaqueta fixada no acessório com as informações de capacidade máxima de tração (CMT).

Qual carro não pode ter engate?

Não podem receber o acessório os carros que não têm previsão de uso no manual do fabricante ou que não possuem homologação do Inmetro, incluindo modelos muito leves, veículos compactos sem estrutura traseira reforçada e qualquer automóvel que não seja autorizado para reboque.

Qual carro pode ter engate?

Só podem ter engate os veículos que possuam autorização do fabricante no manual, certificação do Inmetro para o uso do acessório e que, ao rebocar, sejam conduzidos por motorista com a CNH compatível com o peso total do conjunto (carro e reboque). Além disso, o engate precisa ter o registro obrigatório em plaqueta fixada, contendo o nome do fabricante, CNPJ, número de registro do Inmetro e a Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Onde colocar engate no carro?

O engate deve ser instalado na parte inferior ou traseira do para-choque do veículo, sendo essencial conferir o manual do automóvel para localizar os furos e pontos de ancoragem definidos pelo fabricante e garantir a total segurança e eficiência da peça.

Quanto custa um engate de carro?

O preço varia, dependendo do modelo do carro, do tipo de engate (fixo ou removível) e da capacidade máxima de tração. Em geral, engates mais básicos e fixos para carros populares custam entre R$ 350,00 e R$ 600,00, enquanto modelos removíveis ou para picapes podem facilmente ultrapassar R$ 1.000,00.

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