O freio de mão é um componente essencial de qualquer veículo e desempenha um papel crucial na segurança dos passageiros e no estacionamento, reduzindo completamente a velocidadedo automóvel.
No mercado, existem diferentes tipos de freio de mão disponíveis, cada um com características distintas — e, neste artigo, você vai conferir os modelos mais comuns, destacando suas vantagens e considerações ao escolher o mais adequado.
Continue a leitura e veja em detalhes:
- O que é o freio de mão?
- Tipos de freio de mão
- Qual é o melhor?
O que é o freio de mão?
Antes mesmo de nos aprofundarmos nos tipos específicos, é fundamental entender a função do freio de mão em um veículo. Vamos lá?
Também conhecido como freio de estacionamento ou freio de emergência, esse tipo de freio é mecanismo que impede o movimento do veículo quando este está parado, seja em uma inclinação ou plano.
De forma geral, o freio de mão é crucial para garantir a estabilidade do automóvel durante longos períodos de estacionamento.
Além disso, o equipamento também pode ser utilizado em situações de emergência, como quando os freios normais do veículo falham. Contudo, é importante ressaltar que tal ação deve ser completada apenas em último caso, e não como uma forma de frenagem regular do automóvel.
– Leia também: Freio a tambor: o que é, como funciona e quando fazer sua revisão
Tipos de freio de mão
Como citamos anteriormente, existem alguns tipos de freios de mão no mercado, cada um com suas características e aplicabilidades específicas.
Nos tópicos abaixo, listamos os principais e suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!
1. Mecânico
O freio de mão mecânico é o tipo mais tradicional, operado por cabos de aço conectados a alavancas na parte traseira das rodas.
Em resumo, este sistema utiliza o princípio da alavanca para aplicar pressão nas pastilhas de freio traseiras, impedindo o movimento das rodas. Sua simplicidade é uma grande vantagem, tornando-o robusto e fácil de manter.
Por outro lado, o equipamento pode apresentar falhas caso o cabo esteja danificado ou o sistema de freio traseiro apresente problemas.
2. Hidráulico
Outra variante é o freio de mão hidráulico, mais moderno e muito comum em veículos de alto desempenho ou maiores, como ônibus e caminhões, por exemplo.
Este equipamento utiliza o fluido hidráulico para transmitir a força do acionamento até as pastilhas de freio, sendo conhecido por oferecer uma resposta mais rápida e eficaz.
A manutenção pode ser um pouco mais complexa, mas a eficiência compensa para muitos motoristas.
3. Elétrico
Por fim, o freio de mão elétrico é o terceiro tipo mais comum no mercado, também conhecido como EPB, sigla em inglês para Electric Parking Brake.
O modelo tem ganhado popularidade, especialmente em veículos modernos, por utilizar um motor elétrico para aplicar a força nas pastilhas de freio.
Definitivamente, a sua principal vantagem é a automação — em alguns modelos, o freio de mão é acionado automaticamente quando o veículo está desligado.
Além disso, alguns sistemas elétricos oferecem a opção de liberar automaticamente ao acelerar.
– Leia também: Carro híbrido ou elétrico? Saiba qual o melhor para você
Qual é o melhor?
A escolha entre os tipos de freio de mão depende, primeiramente, das preferências individuais do motorista, do uso do veículo e das necessidades específicas.
O freio mecânico, por exemplo, é confiável e de fácil manutenção, ideal para quem busca a simplicidade.
O hidráulico, por outro lado, é preferido por entusiastas de alto desempenho devido à sua resposta rápida.
Enquanto isso, o elétrico é a escolha moderna, especialmente para aqueles que valorizam a automação e a conveniência.
Independentemente da sua escolha, lembre-se que garantir a manutenção adequada é fundamental para garantir o desempenho contínuo e a segurança do veículo.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com os consultores da concessionária Automax Fiat e entenda a melhor opção para você.
– Leia também: Manutenção de freios: saiba como e quando fazer
,