Freio de mão: o que é, tipos existentes e suas vantagens

freio de mão é um componente essencial de qualquer veículo e desempenha um papel crucial na segurança dos passageiros e no estacionamento, reduzindo completamente a velocidadedo automóvel.

No mercado, existem diferentes tipos de freio de mão disponíveis, cada um com características distintas — e, neste artigo, você vai conferir os modelos mais comuns, destacando suas vantagens e considerações ao escolher o mais adequado.

Continue a leitura e veja em detalhes:

  • O que é o freio de mão?
  • Tipos de freio de mão
  • Qual é o melhor?

O que é o freio de mão?

Antes mesmo de nos aprofundarmos nos tipos específicos, é fundamental entender a função do freio de mão em um veículo. Vamos lá?

Também conhecido como freio de estacionamento ou freio de emergência, esse tipo de freio é mecanismo que impede o movimento do veículo quando este está parado, seja em uma inclinação ou plano.

De forma geral, o freio de mão é crucial para garantir a estabilidade do automóvel durante longos períodos de estacionamento.

Além disso, o equipamento também pode ser utilizado em situações de emergência, como quando os freios normais do veículo falham. Contudo, é importante ressaltar que tal ação deve ser completada apenas em último caso, e não como uma forma de frenagem regular do automóvel.

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Tipos de freio de mão

Como citamos anteriormente, existem alguns tipos de freios de mão no mercado, cada um com suas características e aplicabilidades específicas.

Nos tópicos abaixo, listamos os principais e suas vantagens e desvantagens. Acompanhe!

1. Mecânico

O freio de mão mecânico é o tipo mais tradicional, operado por cabos de aço conectados a alavancas na parte traseira das rodas.

Em resumo, este sistema utiliza o princípio da alavanca para aplicar pressão nas pastilhas de freio traseiras, impedindo o movimento das rodas. Sua simplicidade é uma grande vantagem, tornando-o robusto e fácil de manter.

Por outro lado, o equipamento pode apresentar falhas caso o cabo esteja danificado ou o sistema de freio traseiro apresente problemas.

2. Hidráulico

Outra variante é o freio de mão hidráulico, mais moderno e muito comum em veículos de alto desempenho ou maiores, como ônibus e caminhões, por exemplo.

Este equipamento utiliza o fluido hidráulico para transmitir a força do acionamento até as pastilhas de freio, sendo conhecido por oferecer uma resposta mais rápida e eficaz.

A manutenção pode ser um pouco mais complexa, mas a eficiência compensa para muitos motoristas.

3. Elétrico

Por fim, o freio de mão elétrico é o terceiro tipo mais comum no mercado, também conhecido como EPB, sigla em inglês para Electric Parking Brake.

O modelo tem ganhado popularidade, especialmente em veículos modernos, por utilizar um motor elétrico para aplicar a força nas pastilhas de freio.

Definitivamente, a sua principal vantagem é a automação — em alguns modelos, o freio de mão é acionado automaticamente quando o veículo está desligado.

Além disso, alguns sistemas elétricos oferecem a opção de liberar automaticamente ao acelerar.

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Qual é o melhor?

A escolha entre os tipos de freio de mão depende, primeiramente, das preferências individuais do motorista, do uso do veículo e das necessidades específicas.

O freio mecânico, por exemplo, é confiável e de fácil manutenção, ideal para quem busca a simplicidade. 

O hidráulico, por outro lado, é preferido por entusiastas de alto desempenho devido à sua resposta rápida.

Enquanto isso, o elétrico é a escolha moderna, especialmente para aqueles que valorizam a automação e a conveniência.

Independentemente da sua escolha, lembre-se que garantir a manutenção adequada é fundamental para garantir o desempenho contínuo e a segurança do veículo.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com os consultores da concessionária Automax Fiat e entenda a melhor opção para você.

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