A evolução constante na indústria automotiva tem proporcionado avanços significativos no conforto e na segurança dos veículos. Um desses avanços é a direção assistida.
Essa tecnologia visa tornar a experiência de dirigir mais suave e acessível, e neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre ela.
Continue a leitura e veja:
- O que é direção assistida?
- Vantagens da direção assistida
- Desvantagens do sistema
- Tipos de direção assistida
- Direção assistida ou hidraúlica? Qual a diferença?
- Falhas na direção assistida
- O que é direção não assistida?
- FAQ: dúvidas frequente sobre o assunto
- Considerações finais
O que é direção assistida?
A direção assistida é um sistema que auxilia o condutor na tarefa de movimentar o volante do veículo, tornando-o mais leve e fácil de manobrar.
O mecanismo existe desde a década de 1920 quando foi desenvolvido por dois americanos, Francis W. Davis e George Jessup. Contudo, ela foi introduzida ao público mundial somente em 1951 pela Chrysler.
O sistema utiliza uma variedade de tecnologias para proporcionar essa assistência, facilitando tanto as manobras em baixa velocidade quanto a estabilidade em altas velocidades.
Esse tipo de direção foi tão bem aceita pelos motoristas que, atualmente, a maioria dos carros conta com o mecanismo. Inclusive, não é incomum encontrar condutores mais novos que nunca dirigiram um veículo sem ela.
– Leia também: Direção de carro: como funciona, principais tipos e diferenças
Vantagens da direção assistida
Dentre os principais benefícios desse sistema, podemos citar:
- Facilidade de manobra;
- Conforto ao condutor;
- Resposta dinâmica;
- Eficiência energética.
Desvantagens do sistema
Por outro lado, a direção assistida também apresenta algumas desvantagens para o veículo ou motorista. Dentre elas, a principal está relacionada com o custo inicial: os sistemas da direção pode aumentar o custo inicial do veículo.
Além disso, a manutenção e reparos podem ser mais caros do que em veículos sem esse recurso, especialmente se houver problemas nos componentes elétricos ou hidráulicos
Tipos de direção assistida
Muitas pessoas costumam associar essa direção apenas com a direção hidráulica, mas a verdade é que existem três principais tipos. Nos tópicos seguintes, você confere mais detalhes sobre cada um. Acompanhe!
1. Direção hidráulica
A direção hidráulica é um dos sistemas mais antigos, utilizando fluidos hidráulicos para facilitar o processo de direção do veículo, auxiliando diretamente na movimentação das rodas dianteiras.
Na prática, ao motorista girar o volante, uma bomba hidráulica pressuriza o fluido, tornando a direção mais suave e responsiva.
Dentre os benefícios da direção hidráulica, podemos citar a maior precisão durante as manobras e a leveza da direção.
2. Direção elétrica
Na direção elétrica, a assistência é fornecida por um motor elétrico acoplado diretamente à coluna de direção.
Esse sistema é mais eficiente em termos de consumo de combustível, pois só consome energia quando a assistência é realmente necessária. Além disso, oferece uma resposta mais rápida às mudanças nas condições de direção.
A grande vantagem da direção elétrica é que o motor é independente do motor do veículo e, portanto, como citamos anteriormente, possibilita uma maior economia de combustível.
3. Direção eletro-hidráulica
Por fim, a direção eletro-hidráulica é outro tipo que, como o próprio nome sugere, combina elementos da direção hidráulica e elétrica.
Nesse sistema, um motor elétrico é utilizado para acionar a bomba hidráulica, proporcionando uma direção mais eficiente e econômica, quando comparamos com a direção hidráulica convencional.
– Leia também: Direção hidráulica ou elétrica: afinal, qual a melhor?
Direção assistida ou hidraúlica? Qual a diferença?
É comum surgir dúvidas sobre a diferença entre direção hidráulica e assistida. Contudo, como você leu neste artigo, a direção hidráulica é, na verdade, um tipo específico de direção assistida.
Em resumo, enquanto a assistida engloba todos os sistemas que auxiliam o motorista, a hidráulica utiliza fluido hidráulico para fornecer essa assistência de forma mais mecânica.
Falhas na direção assistida
Embora projetada para facilitar a condução, essa direção pode apresentar falhas que comprometem a segurança e o conforto.
Quando isso ocorre, o efeito mais notável é o volante pesado, acompanhado por ruídos estranhos e, em alguns casos, o veículo pode puxar para um dos lados. Essas falhas podem surgir de maneira repentina ou progressiva, tornando as manobras mais díficeis e perigosas.
As causas mais frequentes para o mau funcionamento variam conforme o tipo de sistema:
- Sistemas hidráulicos: Vazamento ou contaminação do fluido, desgaste da bomba hidráulica ou correia frouxa ou danificada.
- Sistemas elétricos: Falhas no motor elétrico ou no módulo de controle, problemas no sensor de torque ou conexões elétricas corroídas.
Ao notar sintomas como maior esforço para girar o volante, ruídos incomuns durante as manobras, manchas de fluido no chão ou o acionamento da luz de advertência no painel, a prudência exige:
- Redução da velocidade e cautela imediata.
- Evitar manobras bruscas ou desnecessárias,
- Se for seguro, verificar visualmente o nível do fluido (em sistemas hidráulicos).
Se a direção apresentar falha intermitente ou se tornar excessivamente pesada, pare o veículo imediatamente em um local seguro e solicite um reboque para a oficina especializada, evitando continuar a viagem.
Para prevenir e corrigir problemas, o foco deve estar na manutenção preventiva. Realize inspeções periódicas das mangueiras, correias e verifique o nível e a qualidade do fluido. Nos sistemas elétricos, a bateria e o sistema de carga devem estar sempre em ótimas condições.
– Leia também: Barulho ao virar o volante: o que pode ser?
O que é direção não assistida?
A direção não assistida refere-se a veículos que não possuem nenhum sistema para auxiliar o motorista no movimento do volante.
Nesse caso, o condutor precisa aplicar força significativa para girar o volante, tornando a direção mais desafiadora, especialmente em manobras de baixa velocidade.
FAQ: dúvidas frequente sobre o assunto
É um sistema que auxilia o condutor na tarefa de movimentar o volante, tornando-o mais leve e fácil de manobrar.
Não exatamente. A hidráulica é um tipo de direção assistida, que usa fluido e uma bomba para fornecer assistência de forma mecânica, enquanto “direção assistida” é o termo guarda-chuva que também inclui sistemas elétricos e eletro-hidráulicos.
O funcionamento varia conforme o tipo: na direção hidráulica uma bomba pressuriza fluido para ajudar o movimento da caixa de direção; na direção elétrica um motor elétrico acoplado à coluna, junto a sensores, fornece assistência somente quando necessário; e na eletro-hidráulica um motor elétrico aciona a bomba hidráulica, combinando elementos dos dois sistemas.
Significa que o sistema deixou de prover assistência total ou parcialmente, causando volante pesado, ruídos estranhos, puxões para um lado ou acionamento da luz de advertência no painel. As causas mais comuns incluem vazamentos ou contaminação do fluido (hidráulica), desgaste da bomba, correias danificadas e problemas elétricos ou em módulos e sensores (EPS).
Significa inspecionar o sistema para identificar problemas, como checar nível e qualidade do fluido quando aplicável, procurar vazamentos, ouvir ruídos ao girar o volante, inspecionar mangueiras, correias e conexões, testar bateria e sistema elétrico em modelos EPS e, se necessário, realizar leitura de códigos de erro com scanner OBD-II.
Direção não assistida refere-se a veículos sem qualquer sistema de auxílio ao volante, nos quais o condutor precisa aplicar toda a força manual para girar, tornando manobras, especialmente em baixa velocidade, mais cansativas e exigindo maior esforço físico.
Considerações finais
A direção assistida transformou a experiência de dirigir, oferecendomais conforto, precisão e segurança, mas exige manutenção adequada para evitar falhas que comprometem o controle do veículo. Manter inspeções regulares, trocar fluidos quando indicado e atender a sinais de alerta reduz custos e riscos.
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